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Tipos de Pesquisas

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PESQUISA AD HOC

A pesquisa Ad Hoc é um estudo encomenda, a partir das necessidades específicas do cliente. O contratante participa ativamente na estruturação do trabalho, definindo suas prioridades ou enfoques (público-alvo, amostra, praças, entre outros) em conjunto com coordenação de análise do Referencial Pesquisa. O resultado final são informações exclusivas e importantes para a tomada de decisões estratégicas de maneira rápida, eficiente e segura.

PESQUISA ORGANIZACIONAL

É uma ferramenta para coleta destes dados, fornecendo informações importantes sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e desempenho dos mesmos. Além da identificação destes problemas, a pesquisa, enquanto meio de comunicação, possibilita ainda a utilização do conhecimento tácito dos colaboradores para a resolução dos problemas com os quais os mesmos lidam diariamente. A pesquisa, portanto, possibilita que a organização avalie seu momento atual e planeje ações, em um processo de melhoria contínua.

PESQUISA DE VIABILIDADE

Antes de abrir um negócio, é importante pesquisar se há mercado para o produto ou serviço que será oferecido. Todos que abrem um novo empreendimento acreditam que seja um bom negócio, mas será que o mercado está pronto para receber este novo empreendimento e contribuir para o sucesso dele? Esta pesquisa traz informações para diminuir o risco do não sucesso, mostrando as variáveis essenciais que o mercado possui e que está apto a contribuir. Se caso estes dados mostrem que o formato de trabalho está dentro da realidade do novo negócio a chance de sucesso é alta.

PESQUISA QUALITATIVA EM PROFUNDIDADE

Um dos grandes diferenciais das entrevistas em profundidade é sua flexibilidade. Nela o entrevistador possui a liberdade de adentrar em determinados pontos da discussão que, geralmente, não são previstas no planejamento de coleta de dados. Dessa maneira, o enriquecimento dos dados trazidos é muito grande e, em alguns casos, um pequeno desvio da questão proposta pode levar a uma solução inédita para o cliente.